Aparelho Ortodôntico não é enfeite!
implantes dentários
Implantes dentários – o que são e como funcionam ?
25 de julho de 2017

A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO MENSAL DO APARELHO ORTODÔNTICO

As visitas mensais ao seu ortodontista são importantíssimas para o sucesso do seu tratamento, eis alguns motivos:

• 1. Check-up da higiene
Um dos aspectos mais importantes durante o tratamento ortodôntico é a Higiene Bucal, que pode ficar prejudicada com a presença do aparelho.

O paciente precisa aumentar os cuidados com a sua higiene bucal, escovando melhor, usando passadores de fio e enxaguatórios. O acúmulo de restos alimentares pode causar cáries e mau hálito, pondo em risco todo o tratamento. Durante a manutenção mensal, o Dentista pode dar dicas sobre com fazer a higiene dos dentes e do aparelho, e completar a limpeza diária no consultório.

• 2. Período de adaptação
Logo após a colocação do aparelho, as visitas mensais têm por objetivo também amenizar o desconforto inicial e quaisquer possíveis dores que o paciente possa sentir. A adaptação ao aparelho pode demorar um pouco, e o dentista tem uma grande importância para tranquilizar o paciente e fazer os ajustes necessários para que ocorra tudo bem, além de indicar medicamentos para o controle da dor.

• 3. Controle do Tratamento
Com o andamento do tratamento, são necessárias intervenções do profissional para garantir que o planejamento seja atingido. Nas manutenções, é verificado se todas as peças e ligas continuam nos lugares corretos, se não existe desgaste ou perda de força e se não é necessário mudar o curso do tratamento para conseguir os resultados desejados. O Dentista também pode diagnosticar alguns problemas, como tártaro, acúmulo de placa bacteriana ou doenças na gengiva.

• 4. Problemas ocasionais
Durante o tratamento podem acontecer situações que comprometam o funcionamento do aparelho, á maioria ligada á alimentação. Alimentos duros podem causar rompimentos ou deformações no aparelho que levem ao mau funcionamento ou até causar lesões no paciente.

Esses quatro itens nos deixa claro que as manutenções mensais com o dentista são a melhor maneira de garantir a progressão do tratamento e evitar problemas que possam afetar o seu sorriso.