Riscos em Colocar Aparelho sem Documentação.
A Importância da Manutenção Mensal do Aparelho Ortodôntico

APARELHO ORTODÔNTICO NÃO É ENFEITE.

Querer colocar um aparelho ortodôntico é bem comum nos dias de hoje, principalmente em adolescentes, porém querer não é suficiente, ou pelo menos não deveria ser. A oferta de tratamentos com preços muito acessíveis só aumenta. Muitas pessoas procuram essas clínicas justamente porque não tiveram realizado o seu desejo de instalar um aparelho em outro dentista.

Isso pelo simples fato de não necessitarem de um tratamento ortodôntico. Muitas pessoas esquecem que colocar aparelho bucal é só o primeiro passo de um tratamento ortodôntico e que fazer as manutenções é mais que trocar as borrachinhas. Por isso é bem comum o paciente instalar o aparelho e depois sumir, achando que deu “Um golpe” no dentista, sem ter idéia do risco a que se expôs. Todo mundo que já usou aparelho sabe como fica mais complicado para escovar os dentes e passar fio dental. As manutenções mensais servem também para avaliar a higiene do paciente e para orientar como essa pode ser melhorada. Se o paciente some, ele assume sozinho essa vigilância.

Muitas vezes o desejo de se colocar aparelho é tão grande que acaba esquecendo-se do mais importante que é a condição geral da saúde bucal. Antes do inicio do tratamento ortodôntico é fundamental uma condição saudável geral dos dentes e dos tecidos adjacentes. Dentes cariados precisam ser restaurados ou tratados os canais e a gengiva precisa está saudável, só como exemplo. Peças metálicas, molas, borrachinhas e elástico, todos possuem funções especificas. Além disso, não são materiais para serem trocados por conta própria. Ignorando isso, você põe em risco a permanência dos seus dentes na boca e o que era uma solução para te deixar mais bonito acaba te deixado com um problemão.