Aparelho Ortodôntico não é enfeite!

RISCO EM COLOCAR APARELHO SEM DOCUMENTAÇÃO

Quando um paciente e o ortodontista decidem juntos que é a hora de ser colocar o aparelho ortodôntico é porque eles já passaram por algumas fases cheias de conversas, análises e exames. Iniciar um tratamento de saúde sem qualquer exame causa no mínimo estranheza.

A combinação da documentação ortodôntica com o exame clínico feito no consultório será a garantia de um tratamento bem sucedido.

Essa documentação consiste em alguns exames que o paciente precisa fazer antes de colocar o aparelho, é chamado comumente de kit ortodôntico.

Nesse kit constam radiografias, fotografias, modelos da boca em gesso e os traçados cefalométricos (medidas anatômicas importantes para o tratamento).

Basicamente, o Kit vai servir para verificar se existe algo que impeça a colocação do aparelho e para fornecer dados que o Cirurgião-Dentista planeje o tratamento do paciente.

Às vezes os exames radiográficos revelam problemas que impossibilitam a colimação do aparelho ortodôntico ou que existe algo a ser tratado antes como, por exemplo:

• Cáries que não podem ser identificadas na consultoria.
  • Dentes que precisam ser tratados os canais.
  • Doenças periorais, que dependendo da sua gravidade, impossibilitam a colocação do aparelho de forma definitiva.
  • Presença de cistos ou tumores que geralmente são diagnosticados por uma simples radiografia panorâmica.

Nós da CLINICA ODONTTHUS alertamos que não é correto se colocar um aparelho sem a confecção do kit ortodôntico. O profissional que faz isso acaba desconsiderando uma série de dados, ricos e fatores importantes que são fundamentais para o planejamento e sucesso do tratamento. Por isso se o seu dentista dizer que não precisa do kit ou que vai precisar só depois, desconfie. Não arrisque sua saúde e mais importantes que o seu sonho de colocar aparelho